Jogo Fato ou Fake?
Temas Relacionados
Localização
Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, UnB, Gleba A, CEP: 70.904-130 - Brasília - DF - Brasília / DF
Áreas de Atuação
Saúde pública
Resumo
Em uma trilha que começa na “infodemia”, este jogo discute com os adolescentes situações do dia a dia em que as notícias falsas costumam aparecer e como ficar atento para não cair nas armadilhas, checando as informações em fontes confiáveis e evitando o compartilhamento das fake news. A atividade é composta por um tabuleiro e três tipos de cartas. O jogador lança o dado e anda o número indicado. Se cair em “Eu sei o que você fez no WhatsApp”, sorteia uma das cartas desse tipo, que ilustram diferentes situações nesse aplicativo de mensagens instantâneas – o jogador avança com comportamentos que previnem as fake news e volta casas com atitudes que espalham notícias falsas. Se cair em “Fato ou fake?”, o participante deve responder a questões de verdadeiro ou falso sobre vacinas e outros temas de saúde (se acertar, avança duas casas; se errar, volta duas casas). No SUS e na Fiocruz, os jogadores estão em zona segura, livre de fake news. A casa do “Zé Gotinha”, é claro, também é segura, com muita saúde e alegria – sorteie uma carta e divirta-se com os colegas! Ganha o jogador que chegar primeiro às “evidências científicas”. Esta produção técnica contou com financiamento da chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT n° 05/2022 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2022). Disponível em: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/comissao/
Público Alvo
Adolescentes
Local da Implementação da Solução
Eventos de divulgação científica, escolas, UBS etc.
Abrangência
Local
Parceiros
Sim. Escolas públicas do DF.
Período de Desenvolvimento da Solução
O jogo foi criado para SNCT 2022 e foi usado novamente na SNCT 2023 na Fiocruz Brasília.
Quais foram as principais influências na construção da Solução?
Divulgação científica por meio de jogos para o enfrentamento das fake news em saúde
Quais os principais resultados observados (até agora)?
Nas duas oportunidades em que o jogo foi aplicado (SNCT 2022 e 2023), ele funcionou como uma ferramenta estratégica para, de forma lúdica e interativa, introduzir a temática das fake news em saúde e discuti-la com os adolescentes, apresentando situações do cotidiano e ações práticas para o enfrentamento do problema. De modo geral, os adolescentes que participaram das partidas do jogo se mostraram não só animados com a brincadeira, mas também ativos na reflexão sobre as armadilhas das fake news em saúde e como evitá-las no dia a dia.
Status atual da solução
Em aplicação
Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?
Ainda não foi feita uma avaliação formal do jogo.
A Solução possui financiamento? Quais?
Esta produção técnica contou com financiamento da chamada pública CNPq/MCTI/FNDCT n° 05/2022 (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT 2022).
A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?
Sim. Tabuleiro, cartas e regras do jogo estão disponíveis em acesso aberto, para replicação por professores e divulgadores de ciências de todo o país.
A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?
Usando os mesmos tabuleiro e regras, o conteúdo das cartas pode ser atualizado e direcionado para diferentes assuntos frequentemente atingidos pelas fake news em saúde, como vacinas, alimentação, mudanças climáticas, saúde sexual etc.
Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?
Informações sobre a solução
Pergunta: | Sim | Não |
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A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? | - | |
A Solução aborda problemas de pobreza? | - | |
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? | - | |
A Solução aborda a discriminação de gênero? | - | |
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? | - | |
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? | - | |
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? | - | |
Promove a resolução pacífica de conflitos? | - | |
A metodologia utilizada é inovadora? | - | |
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? | - | |
Ocorre a troca de informações? | - | |
Formou agentes disseminadores do projeto? | - |