Solução Social

Intersetorialidade, acesso a políticas públicas e tessituras do cuidado na pós-epidemia: o que a síndrome congênita do vírus zika trouxe de lições para o enfrentamento às implicações sociais de outras condições crônicas de saúde na infância?

Temas Relacionados

Localização

Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Promoção da Saúde acesso a políticas públicas

Resumo

rindo visibilidade política a esses sujeitos e suas demandas sociais e políticas. "Produção de conhecimento acerca da intersetorialidade e políticas públicas para crianças com scvz e/ou microcefalia; • Produção de informações acerca das lacunas e êxitos postos no acesso às políticas públicas; • Constituição de espaço de articulação, integração e construção coletiva em torno das demandas políticas e sociais postas pelas condições crônicas de saúde na infância, particularmente, aquelas que resultaram da exposição ao vírus zika;" "● Analisar a trajetória de acesso a direitos percorrida por crianças e famílias afetadas pelo zikav, buscando identificar acúmulos e contribuições passíveis de orientar a luta de outras famílias de crianças com condições crônicas de saúde por direitos. ● Analisar as condições de vida das famílias atendidas e o acesso das crianças a políticas públicas como: educação, saúde, transporte e mobilidade, assistência social e habitação, informação, buscando identificar elementos facilitadores e dificultadores no acesso a direitos. ● Contribuir para o fortalecimento das famílias no enfrentamento às adversidades sociais enfrentadas na experiência com a condição crônica de saúde de suas crianças e acesso às políticas públicas no pós-epidemia. ● Fortalecer a aproximação entre o IFF e a rede intersetorial de atendimento, contribuindo para consolidar a linha de cuidados às crianças e suas famílias. ● Qualificar profissionais da rede de atendimento à criança e o adolescente para a atenção integral às crianças com condições crônicas de saúde e deficiências. "

Local da Implementação da Solução

Rio de janeiro

Abrangência

Regional

Parceiros

Rede intersetorial de atendimento a crianças e famílias afetadas pelo zikav; Rede intersetorial de atendimento a crianças e famílias afetadas pelo zikav

Quais os principais resultados observados (até agora)?

"• Elucidação dos principais nós críticos no âmbito do acesso às políticas públicas pelas crianças e famílias afetadas pelo vírus zika. • Identificação das principais lições aprendidas a partir da emergência em saúde pública gerada pelo vírus zika passíveis de contribuir para luta por acesso a direitos pelas famílias de crianças com outras condições crônicas de saúde. • Consolidação de um Fórum Permanente de Intersetorialidade e Cuidado a Crianças com condições crônicas de saúde/ SCVZ e suas famílias • Qualificação de profissionais para atuação sobre os impactos das condições crônicas de saúde na infância/scvz, com foco na perspectiva de integração ensino, pesquisa e atenção intersetorial à saúde. "

Status atual da solução

Em aplicação

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -