Solução Social

Inteligência artificial e formação de agentes populares de saúde: Estratégia para o enfrentamento da COVID-19 em comunidades vulnerabilizadas.

Temas Relacionados

Localização

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Vetor, Prevenção, Diagnóstico, Vigilância

Resumo

Está sendo desenvolvido aplicativo com inteligência artificial para apoiar agentes populares de vigilância em saúde que serão formados para o controle da COVID-19 em suas comunidades por meio de pesquisa participativa de base comunitária na perspectiva da ciência cidadã. Foi uma demanda de representantes do Fórum Popular de Promoção da Saúde, líderes de comunidades socioambientalmente vulneráveis da Baixada Fluminense. Os agentes selecionados para o processo formativo devem ter nível médio em enfermagem ou em outra área da saúde e ser moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. Além de estarem aptos à coleta de amostras para inquérito sorológico e diagnóstico molecular de COVID-19, em parceria com instituições de pesquisa como a Fiocruz ou com o SUS local, utilizarão aplicativo com inteligência artificial para celular. O aplicativo orientará os agentes em campo e permitirá a coleta de informações sócio-sanitárias sobre os moradores que serão correlacionadas com os resultados dos testes. Assim será possível traçar um perfil dos determinantes locais da COVID-19 com as informações sendo passadas em tempo real para os sistemas locais de vigilância visando apoiar a tomada rápida de decisão pelos gestores. "1)Fortalecer a população local por meio de pesquisa participativa para o enfrentamento da COVID-19, de forma integrada com os gestores locais e academia 2)Desenvolver aplicativo com inteligência artificial para apoiar os agentes populares em campo e integrar os dados coletados com o sistema de vigilância local 3) Contribuir para o cumprimento dos ODS da Agenda 2030 em nível local."

Local da Implementação da Solução

Baixada Fluminense

Abrangência

Regional

Parceiros

VPAAPS + INI+IOC+Biomanguinhos + Prefeituras de Nova Iguaçu, Belford Roxo e Duque de Caxias + Fórum popular de promoção da saúde + COPPE/UFRJ

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Agentes populares de saúde formados para o enfrentamento da COVID-19 em seus territórios e aplicativo com inteligência artificial para uso em campo por agentes populares de saúde.

Status atual da solução

Em aplicação

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -