Solução Social

FACILITANDO O ACESSO DAS MULHERES RURAIS AO PNAE

Localização

Av. Engenheiro Camacho, 475. - Renascença - Ouricuri/PE - Ouricuri/PE / PE

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

Processo de organização, reciprocidade e articulação que facilita o acesso de mulheres camponesas ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fortalecendo relações solidárias, gerando renda e maior autonomia financeira.

Público Alvo

Adolescentes; Adulto; Agricultores Familiares; Famílias de baixa renda; Jovens; Mulheres; Pequenos Produtores rurais

Local da Implementação da Solução

Ouricuri/PE

Abrangência

Local

Parceiros

COPAGRO

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Dificuldades de negociação com as prefeituras, que dão preferência a produtos industrializados, ou advindos de atravessadores que se utilizam de instrumentos da agricultura familiar, para fornecer produtos.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

1) MELHORIA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, com efeito imediato na SAÚDE das crianças. Os grupos de mulheres e COPAGRO contribuem para uma alimentação escolar de qualidade, quantidade suficiente, variedade, regularidade, higiene e cumprimento de seu papel social efetivo, na comunidade. 2) MELHORIA DA ALIMENTAÇÃO DA FAMÍLIA - Os sistemas produtivos sempre geram excedentes que são incorporados à dieta regular, melhorando a SAÚDE da família e evitando o gasto de dinheiro com produtos industrializados. 3) PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, visto que a entrada de recursos financeiros, na propriedade, evita que áreas sejam desmatadas para a geração de produtos como carvão e também permitem a construção de infraestruturas, como cercas, que evitam que os animais soltos degradem demais o ambiente. 4) INTERCÂMBIOS de informações, tecnologias e experiências exitosas, que auxiliam as mulheres e suas famílias a conviver melhor com o semiárido. 5) MELHORIA DA AUTOESTIMA, E CONSCIENCIA DOS DIRETOS DAS MULHERES pois as mulheres se sentem mais confiantes na luta pelos seus direitos, em relação ao futuro, a si mesmas e aos seus empreendimentos. 6) MELHORIA DA ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA, nos anos secos, A produção e venda de sequilhos em 2016, por exemplo, permitiu continuar a entrada de recursos nas famílias, sem ter que gastar muita água, em substituição à produção de hortaliças, que diminuiu ou se tornou inviável em algumas comunidades que ficaram quase sem nenhuma água de reserva. 7) CIRCULAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS em toda a comunidade, pela venda ou troca de produtos, entre suas moradoras. 8) MELHORIA DO APRENDIZADO ESCOLAR pela melhor nutrição das crianças e por haver valorização de elementos do dia a dia das crianças (educação contextualizada). 9) MELHOR INTERAÇÃO entre gerações e entre moradores/as de uma mesma comunidade, com reforço dos laços de amizade, pois o sistema permite uma convivência harmoniosa entre as pessoas, 10) NOVAS PERSPECTIVAS DE VIDA das novas gerações, por perceberem que é possível acessar outros patamares de condição de vida, sem ter que deixar a sua comunidade natal. 11) MAIOR CONSCIÊNCIA CIDADÃ, pelo exercício contínuo de cobrar das autoridades as providências necessárias. 12) VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL, pelo resgate histórico.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

N/A

A Solução possui financiamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

N/A

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -