Solução Social

Estratégia de Fortalecimento do SUS com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS)

Temas Relacionados

Localização

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Prevenção, Tratamento, CUIDADO

Resumo

As PICS no SUS atuam em Unidades Básicas de Saúde do SUS como práticas de Cuidado, contribuindo com a saúde integral dos usuários.s "As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram regulamentadas no SUS pela PNPIC, em 2006, considerando a integralidade da atenção como diretriz do SUS e as ações destinadas a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social, como fatores determinantes e condicionantes da saúde. Para implementar essas ações, a solução foi constituir um Grupo de Trabalho de PICS para a implantação e implementação de um Espaço PICS para integrar as ações e os profissionais em PICS. E, desse modo, fortalecer, ampliar, divulgar e realizar estudos e pesquisas, em PICS, como estratégia para o cuidado, prevenção e promoção da saúde no SUS. Com o isolamento social imposto pela Pandemia do Covid-19, as práticas de Meditação, Reiki, Terapia Floral e Terapia Comunitária Integrativa (TCI) foram ofertadas para trabalhadores, estudantes e usuários do CSEGSF da ENSP, de modo remoto, entre 16 de março a 19 de novembro de 2020. Essas práticas atuam para a recuperação da saúde mental, emocional, espiritual e física. A Auriculoterapia vinha sendo usada de modo presencial e demonstrou ser benéfica para pessoas com sequelas físicas da Dengue, Zika e Chikungunya, assim como para combater tabagismo e obesidade. Essas práticas atuam para o equilíbrio energético e mostram efetividade nos atendimentos para ansiedade, insônia, depressão, dependência química , dores físicas generalizadas, dentre outros. As rodas de TCI, também, promovem o bem-estar social através da criação de redes sociais solidárias. As PICS promovem uma nova cultura de cuidado, fortalecendo o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura, possuindo grande potencial desmedicalizador. E, têm evidenciado serem efetivas na manutenção e recuperação da saúde. Foi criado um Espaço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Virtual denominado ESPAÇO PICS ENSP VIRTUAL, motivado pelo distanciamento social causado pela Pandemia do Covid-19, que transformou as atividades presenciais em Trabalho Remoto, em atendimento aos trabalhadores, estudantes e usuários dos Serviços de Saúde da ENSP. "

Local da Implementação da Solução

Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – Campus Fiocruz – Rio de Janeiro

Abrangência

Regional

Parceiros

Com: (1) Serviço de Gestão do Trabalho e Assessoria Jurídica da Direção da Ensp para consultoria sobre a regularização de procedimentos para o funcionamento do Espaço PICS; (2) Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LaISS/CSEGSF) na apresentação de

Quais os principais resultados observados (até agora)?

(1) Implementação e integração das PICS aos Serviços de Saúde da ENSP para o atendimento aos trabalhadores, estudantes e usuários do SUS;(2) Divulgação e fortalecimento das PICS como estratégias de cuidado, prevenção e promocão da saúde para os trabalhadores, estudantes e usuários dos Serviços de Saúde da ENSP;(3) As PICS atuam na saúde mental, emocional, espiritual e física. Assim, podem propiciar a redução de consumo de fármacos e de retornos aos serviços de saúde, podendo gerar economia de gastos públicos;(4) A contribuição das PICS para: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 de número 3.

Status atual da solução

Em aplicação

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -