Solução Social

Desenvolvimento de um simulador de epidemias para estudo do perfil de propagação de contágio em condições/regiões diversas

Temas Relacionados

Localização

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Prevenção, Vigilância

Resumo

O objetivo principal deste projeto de pesquisa está no desenvolvimento de um simulador de epidemias baseado na colisão de partículas representando indivíduos, em seus respectivos estados de saúde, em áreas de circulação. Os estados dos indivíduos (“saudável” ou “susceptível”, “imunizado” ou “vacinado”, “infectado”) são compartilhados entre si em cada colisão, permitindo a propagação do contágio, o qual poderá ser monitorado e estudado. O simulador está sendo desenvolvido no editor gratuito Unity, comumente utilizado para desenvolvimento de jogos eletrônicos. A janela de simulação é composta de: 1) uma área para ajuste inicial dos parâmetros que influenciam as epidemias, como número de indivíduos susceptíveis, infectados e curados, períodos de infecção, taxa de isolamento, número de leitos disponíveis para tratamento, entre outros; 2) área para monitoramento e contagem dos casos; 3) área para exibição de gráficos; e 4) áreas de circulação representando locais de possível aglomeração, como mercados, hospitais, cemitérios, escolas ou ainda localidades com distintos cenários e níveis de evolução da epidemia. Pelo programa é possível não só visualizar as partículas interagindo e se locomovendo entre diferentes áreas, mas também os números de casos sendo atualizados instantaneamente em conjunto com o registro dos casos por dia em uma planilha eletrônica, para posterior tratamento matemático/estatístico dos dados e construção de gráficos, cujo perfil poderá ser atribuído às condições iniciais ajustadas pelo usuário. Espera-se que, com o desenvolvimento do simulador, seja possível torna-lo numa ferramenta de utilidade pública para o enfrentamento da atual pandemia. Caso os dados obtidos pelo programa, após otimizado, corroborem com aqueles reais (oficiais) para a pandemia atual, será possível estimar perfis futuros de propagação da COVID-19 ao longo do tempo, em função das políticas de saúde implementadas. O simulador de epidemias é uma aplicação desenvolvida para o estudo da transmissão e propagação de doenças infecto contagiosas, como a COVID-19, baseado na colisão, em áreas de circulação, de partículas representando indivíduos, em seus respectivos estados de saúde, que podem ser compartilhados entre si em cada colisão, permitindo a propagação do contágio, o qual poderá ser monitorado e estudado.

Local da Implementação da Solução

INCQS - Núcleo Técnico de Medicamentos

Abrangência

Estadual

Parceiros

Laboratório de Química Analítica Fundamental e Aplicada (LaQAFA), Universidade Federal Fluminense.; INCQS

Quais os principais resultados observados (até agora)?

"Estimativa de perfis futuros de propagação: Assim que o simulador estiver sido otimizado e em conformidade com os dados reais (oficiais) para a pandemia atual, será possível estimar perfis futuros de propagação da COVID-19 ao longo do tempo, em função das políticas de saúde implementadas, sendo este um resultado direto do projeto. Divulgação dos resultados: Os resultados alcançados com a execução deste projeto serão divulgados em revista científica na área e em seminários de eventos científicos. O arquivo executável do simulador poderá ser disponibilizado para pesquisadores e autoridades competentes eventualmente interessadas no uso da ferramenta. Vídeos explicativos mostrando as simulações serão gravados e disponibilizados na plataforma de vídeos YouTube e redes sociais. Formação de recursos humanos: Espera-se que os bolsistas envolvidos no projeto tenham oportunidade de se envolver e se capacitar pelo uso de ferramentas estatísticas para tratamento de dados, pela elaboração de códigos em linguagens de programação, e pelo desenvolvimento do simulador em si, que poderá se tornar uma ferramenta de utilidade pública para o enfrentamento da atual pandemia. "

Status atual da solução

Em aplicação

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -