Solução Social

BANHEIRO SECO : ALTERNATIVA ECOLÓGICA NO SEMIÁRIDO

Localização

Rua Comendador José Didier, s/nº - Centro - Pesqueira/PE - Pesqueira/PE / PE

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

O Banheiro Seco é uma solução simples, ecológica e economicamente viável e uma tecnologia consagrada em diversos países do mundo, que transforma o que é visto como problema – os dejetos humanos – em adubo orgânico, recurso valioso para agricultura e a parte líquida como fertilizante para hortas.

Público Alvo

Agricultores familiares

Local da Implementação da Solução

Pesqueira/PE

Abrangência

Regional

Parceiros

Inter American Foundation -IAF; Comunidade União Européia; CEPAGRO – Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo e Associações Comunitárias.

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

A construção do banheiro seco é precedida por encontros de formação com as famílias para orientação do uso, da conservação, da higiene e sobretudo da compostagem.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

A construção do banheiro seco é precedida por encontros de formação com as famílias para orientação do uso, da conservação, da higiene e sobretudo da compostagem. Durante a execução são realizadas oficinas de desenvolvimento da ação avaliando o desempenho, o interesse e a participação no processo. No final, quando os banheiros estão construídos, são realizados momentos de avaliação e compromisso das famílias na utilização dos mesmos. Nas construções serão estimulados os mutirões o que reduz bastante o valor de mão-de-obra e aumenta a rede de solidariedade entre as famílias. Na tecnologia do banheiro seco é associada uma plantação em Mandala e um Círculo da bananeira. Estas modalidades de plantio que aproveitam a urina e a água utilizada na pia de higiene das mãos, fazem parte do treinamento recebido. Ou seja, para cada banheiro existe um círculo de bananeira e ou mandala. Foram constatadas através das avaliações os seguintes resultados: - Elevação do nível de saúde das famílias, sobretudo de crianças, gestantes e idosos. - Compostagem orgânica utilizada nas plantações familiares e comunitárias útil para fertilizar as hortas de modo sustentável e evita o ciclo de transmissão de patógenos, melhora a saúde das pessoas e reduz a mortalidade infantil. - Projeto servindo como ação exemplar na convivência com o semiárido nordestino. - Redução da quantidade de lixo contaminante, o processo é de fácil manuseio, dispensa qualquer tipo de maquinário para sua manutenção, o custo do banheiro é mais acessível às famílias, não requer instalações hidráulicas e não produz lixo contaminante. Atualmente após construção de 96 banheiros, são os membros de 96 famílias que deixaram de poluir o meio ambiente e passaram a ter uma vida mais saudável e feliz, pois, melhora a auto estima dessas pessoas. No começo as famílias viam a tecnologia como algo "estranho" ou "esquisito" , porém depois da implementação da Tecnologia e uso despertou o interesse de outras famílias. O Banheiro Seco tem possibilitado intercâmbios de Agricultores de outros Estados do Brasil e do Exterior, com destaque a visita que recebemos de Agricultores da Região do Chaco (Paraguai, Bolívia e Argentina) em parceria com a Articulação no Semiárido(ASA) e Fundação Fundação Avina, uma organização que atua na América Latina fomentando a construção de pontes entre a sociedade civil e as empresas. Como na nossa região é uma tecnologia pioneira, foi amplamente divulgada na impressa no âmbito estadual e regional.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Concluído

A Solução possui financiamento? Quais?

Inter American Foundation -IAF; Comunidade União Européia

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Pela utilização de materiais simples.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

Pela utilização de materiais simples.

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -