Solução de Serviço

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO CARIRI, SERIDÓ E CURIMATAÚ (PROCASE)

Temas Relacionados

Localização

BR 230 KM 14 S/N ESTRADA DE CABEDELO CEP: 58108012 - CABEDELO / PB

Áreas de Atuação

AGRICULTURA FAMILIAR - GESTÃO

Resumo

Desenvolvimento rural sustentável do semiárido paraibano, reduzindo os atuais níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em sua área de intervenção. A materialização destas ações é feita através do apoio a empreendimento produtivos, buscando o fortalecimento da produção das cadeias produtivas já consolidadas, em expansão, ou nas quais há fortes indicadores de crescimento e necessidade de apoio. Perpassam desde eventos ou cursos de capacitação e formação de mulheres, jovens e quilombolas ao fortalecimento de atividades produtivas, com a disponibilização de recursos financeiros destinados ao apoio e fomento a novos ou já consolidados empreendimento rurais, agrícolas e não agrícolas. tais ações incluem caprinoovinocultura, fruticultura, agroindústrias, artesanato, pequenas indústrias de beneficiamento de minério, empreendimentos associativos e cooperativos e outras atividades relativas às novas ruralidades que serão firmadas a partir das dinâmicas locais, voltadas ao fortalecimento da economia rural local. Entre as ações e projetos apoiados pelo PROCASE, é dispensada atenção especial as iniciativas que envolvem grupos de mulheres, jovens e comunidades remanescentes de quilombo, públicos prioritários do projeto.

Público Alvo

MULHERES, JOVENS E QUILOMBOLAS, EMPREENDIMENTO RURAIS, AGRÍCOLAS E NÃO AGRÍCOLAS, EMPREENDIMENTOS ASSOCIATIVOS E COOPERATIVOS

Local da Implementação da Solução

PB - Cariri Ocidental; PB - Cariri Oriental; PB - Curimataú; PB - Seridó; PB - Médio Sertão.

Abrangência

Estadual

Parceiros

FUNDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA (FIDA)

Período de Desenvolvimento da Solução

2012 - 2020

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Melhoria de produtividade agropecuária, aumento da renda, melhor acesso a água para produção e consumo (dessalinizadores, campos irrigados com energia renovável, barragens e poços), ações transversais em gênero, apoio a cooperativas de leite, artesanato, frutas e aves, conservação do bioma caatinga, incluindo implementação de aproximadamente 900 sistemas integração lavoura pecuária familiar (ILPF) com palma forrageira, sistemas agroflorestais, quintais produtivos e aquaponia, entre outros relacionados às técnicas mais sustentáveis do manejo do bioma caatinga. Beneficiários diretos: 97.652 pessoas. Mais de 24 mil famílias de agricultores familiares, (132% da meta), atendimento a públicos prioritários de mulheres (160%), jovens (202%) e comunidades quilombolas (160%). 97 convênios com associações e cooperativas, em projetos produtivos em caprinovinocultura, artesanato, energia solar e outras atividades. A implementação de sistemas produtivos sustentáveis foi o principal instrumento de ação na proteção e até na restauração destes recursos. Novos equipamentos produtivos, dessalinizadores, energia solar e destacando a convivência com o semiárido. Ações emergenciais de acesso a água (poços com cata-vento, dessalinizadores, barragens, barragens subterrâneas, energia solar), que ultrapassaram a meta, trazendo maior segurança hídrica e alimentar para mais de 17.000 famílias.

Status atual da solução

Concluído

A Solução possui financiamento? Quais?

FUNDO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA (FIDA); ORGANISMO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU)

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -