Solução de Serviço

Desenvolvimento de modelo experimental para teste de drogas com efeito sobre a microcirculação cerebral na doença de Chagas

Temas Relacionados

Localização

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Tratamento

Resumo

A doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. É uma doença negligenciada, endêmica na América Latina que afeta cerca de 7 milhões de pessoas no mundo. No Brasil estima-se que existam cerca de 2 a 3 milhões de pessoas infectadas. A principal manifestação clínica na fase crônica é a cardiomiopatia. No entanto, alterações do sistema nervoso central podem ocorrer tanto na fase aguda, quanto na fase crônica da doença. A meningoencefalite pode ocorrer na fase aguda, acometendo principalmente crianças e pessoas imunossuprimidas. Na fase crônica, o acidente vascular cerebral isquêmico associado com alterações da microcirculação cerebral ou com eventos tromboembólicos pode ocorrer. Em modelo experimental de infecção aguda pelo T. cruzi, demonstramos previamente microvasculopatia cerebral em camundongos, caracterizada por rarefação capilar funcional, aumento de inflamação em venulas e disfunção endotelial. Atualmente, o tratamento tripanocida é feito com benznidazol (BZ) e nifurtimox que apresentam taxa de cura em torno de 80% quando utilizados na fase aguda e 20% na fase crônica. Sendo assim, a elaboração de estratégias terapêuticas que contribuam para a melhoria das manifestações clínicas da DC tanto na fase aguda como na fase crônica, independente ou não do efeito tripanocida são necessárias. O Selênio, um micronutriente capaz de reduzir riscos de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas é benéfico também no tratamento da cardiomiopatia na DC nas fases aguda e crônica como demonstrado previamente em modelo experimental por nosso grupo. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar no cérebro dos animais o efeito do tratamento com BZ em combinação com selênio, sobre as alterações da MCC, inflamação e stress oxidativo durante a infecção aguda experimental pelo T. cruzi em camundongos.

Local da Implementação da Solução

Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos - IOC

Abrangência

Local

Parceiros

Laboratório de Imunofarmacologia - Instituto Oswaldo Cruz

Quais os principais resultados observados (até agora)?

"O benznidazol (BZ) é a droga de referência para o tratamento da infecção pelo T. cruzi, porém seu efeito sobre as alterações cerebrais ainda precisam ser estudados. Nesse contexto, é importante a busca de novas abordagens terapêuticas seja para reduzir a dose de BZ e diminuir os efeitos colaterais causados pela droga, ou utilizando a terapia combinada para alcançar efeitos além apenas do efeito tripanocida, alcançando o efeito anti-inflamatório, anti-estresse oxidativo e de melhoria das alterações cerebrais. Nesse contexto, o selênio surge como uma alternativa promissora, uma vez que possui efeito anti-oxidante e anti-inflamatório. Ainda, evidências demonstram que a suplementação com Se é benéfica em situação de isquemia cerebral, sendo capaz de reduzir a área de infarto, além de proteger a microcirculação em diversos tecidos. Sendo assim, propomos no presente estudo avaliar o efeito do tratamento com BZ e de BZ em combinação com selênio sobre a microvasculopatia cerebral em modelo experimental. Esperamos com o presente estudo contribuir para o entendimento dos efeitos do BZ na doença de Chagas, sobre os danos causados com a progressão da doença. Além disso, esperamos trazer novas informações a respeito da terapia com Se para o tratamento desta enfermidade, tendo em vista a melhora da qualidade de vida do paciente portador da doença de Chagas. "

Status atual da solução

Elaboração da metodologia

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não