Solução de Serviço

Chatbot Dra June

Temas Relacionados

Localização

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro / RJ

Áreas de Atuação

Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde Pública

Resumo

Dra June - Atendimento primário de pessoas que suspeitem ter contraído a COVID-19 e monitoramento de focos da doença por lideranças comunitárias de uma região e os órgãos de vigilância em saúde.​ O Dra June permite ao usuário interagir com um bot programado para atendimento primário em pessoas que estejam com sintomas da COVID-19 e que precisam de orientação primária.​ Ele classifica os casos a partir da avaliação dos sintomas relatados pelos usuários, dá orientações e indica o posto de saúde ou rede hospitalar de referência mais próxima aos casos que considere necessidade de atendimento médico imediato.​ O Dra June é inclusivo! Acessado pelo WhatsApp e com diálogo por digitação ou por voz, desobriga o usuário a ter que instalar um app em seu celular e consumir mais dados do seu plano de internet, já que muitas operadoras já disponibilizam tráfego livre para esse aplicativo. O uso por voz facilita a interação para deficientes visuais, idosos, pessoas com problemas motores e de alfabetização ou quaisquer pessoas com algum tipo de dificuldade para leitura e digitação. Além disso, o Dra June sinaliza as lideranças comunitárias e órgãos de saúde pública sobre novos focos da COVID-19 a partir da localização permitida pelo usuário e possibilita a geração de protocolos para atendimento na rede pública de referência. ​ O Dra June foi contemplado com o Prêmio Cientista pela Vida (3º lugar) no HackCovid19 e selecionado e contemplado em 3º lugar no Programa de aceleração INOVA SVS, ambos em 2020.

Público Alvo

usuários do SUS - gestores em Saúde Pública

Local da Implementação da Solução

Rio de Janeiro

Abrangência

Nacional

Parceiros

Não

Período de Desenvolvimento da Solução

2020 (prototipado no HackCovid19 e acelerado no Programa Inova SVS)

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Brasil

Quais os principais resultados observados (até agora)?

A solução se encontra em TRL 6-7 tendo sido validada na Comunidade Nova Holanda - Complexo da Maré (Rio de Janeiro) com apoio das ONGs SAS, Redes de Maré e Observatório de Favelas.

Status atual da solução

Busca por parcerias

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Não houve interesse do MS na implantação da solução após a aceleração no Programa INOVA SVS

A Solução possui financiamento? Quais?

Não

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Sim. Pode ser utilizado em qualquer país.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

A solução pode ser replicada para qualquer doença emergente.

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
Promove a resolução pacífica de conflitos? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

Galeria de Fotos

Chatbot Dra June
Solução de Serviço