Solução Social

SEGURANÇA ALIMENTAR E INCLUSÃO DIGITAL EM COMUNIDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR DO INTERIOR BAIANO

Temas Relacionados

Localização

AV TRANSNORDESTINA, S/N NOVO HORIZONTE, PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL, 1º ANDAR, ALA B - FEIRA DE SANTANA / BA

Áreas de Atuação

EDUCAÇÃO

Resumo

Melhoria da qualidade de vida nas comunidades de agricultura familiar, mediante a inclusão de tecnologias sociais e de informação, direcionadas à segurança alimentar dos processos produtivos e à inclusão digital dessas comunidades, no interior baiano. A inclusão digital ocorre com a disponibilização de máquinas caça-níqueis confiscadas metarrecicladas e a capacitação na utilização de ferramentas de informação e comunicação digital. A intervenção na elaboração dos alimentos consiste no conhecimento detalhado e eventual aprimoramento do seu processamento, através de encontros de capacitação e estudo para enquadramento dos produtos nas exigências da vigilância sanitária, inclusive elaborando as tabelas de composição nutricional e avaliando qualidade microbiológica e vida de prateleira deles. Promover a segurança alimentar e a sustentabilidade de comunidades de agricultura familiar do interior baiano. Contribuindo para aprimoramento do processamento de alimentos pelas comunidades de agricultura familiar do interior baiano. Contribuir ao enquadramento na legislação vigente da produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. Aproveitar equipamentos descartados para a estruturação de salas de computadores e totens de informação em comunidades. Capacitar os membros de comunidades de produtores rurais em informática básica. Inserir tecnologias de informação na administração financeira e análise da viabilidade socioeconômica da produção de comunidades de agricultura familiar. Discutir com os membros das comunidades temas relacionados com a produção, como economia solidária, associativismo, cooperativismo, identidade visual de produtos e outros.

Público Alvo

COMUNIDADE AMAPI; ASSOCIAÇÃO MARIENSE DE APICULTORES; COMUNIDADE QUILOMBOLA MANGALÔ; ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE ÁGUA BRANCA; COOPES; ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS E PESCADORES DO DISTRITO GOVERNADOR JOÃO DURVAL CARNEIRO; QUILOMBO EM BARRA; C

Local da Implementação da Solução

BA - CORAÇÃO DE MARIA ; BA - CAPIM GROSSO ; BA - FEIRA DE SANTANA ; BA - RIO DE CONTAS ; BA - ÁGUA FRIA ; BA - CONCEIÇÃO DO JACUÍPE ; BA - SERRA PRETA ; BA - MONTE SANTO.

Abrangência

Estadual

Período de Desenvolvimento da Solução

INICIO: 2012

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

O INTERIOR BAIANO, ESPECIALMENTE NO SEMI-ÁRIDO, ACOLHE AGRICULTORES FAMILIARES QUE PRODUZEM E PROCESSAM ALIMENTOS EM PEQUENA ESCALA, COMO FORMA DE SUBSISTÊNCIA E, EVENTUALMENTE, DE GERAÇÃO DE RENDA.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Melhor preço pelos produtos e os participantes tornam-se seus agentes multiplicadores.

Status atual da solução

Concluído

A Solução possui financiamento? Quais?

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -