Solução Social

TÔ NO MAPA

Temas Relacionados

Localização

Virtual - MANAUS / AM

Áreas de Atuação

AMBIENTAL

Resumo

Aplicativo desenvolvido para que povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares brasileiros realizem o automapeamento de seus territórios. Uma ferramenta acessível e gratuita, construída a partir do diálogo entre diversas comunidades e organizações sociais. Visa gerar uma base de dados georreferenciados e atuais sobre os territórios tradicionais, para suprir a lacuna existente nos dados oficiais. o objetivo central é utilizar essas informações para gerar um mapa inédito e apoiar a elaboração de políticas públicas e outras iniciativas promovidas por movimentos, redes e organizações sociais. Ao mapear o território e integrar a esta rede, é potencializado a luta pela garantia de direitos, desenvolvimento social, proteção ambiental, reconhecimento do território e respeito ao modo de vida dos povos e comunidades. A visualização do mapa interativo funciona a partir de dois tipos de ícones. há os ícones que representam as comunidades que optaram por disponibilizar publicamente os dados sobre o território, esses ícones estão no centro do território automapeado, onde constam informações como: nome da comunidade, número de famílias e segmento (tipo da comunidade). já os ícones referentes às comunidades que optaram por não disponibilizar publicamente os dados são apontados no município sede, informando o número de territórios automapeados naquela jurisdição e os segmentos. é possível filtrar a visualização do mapa interativo por parâmetros como: estado, tipo de comunidade e se os dados são públicos ou não. A inclusão no tô no mapa não garante a legalização, titulação ou demarcação da terra pelo órgão competente, mas é fundamental para que grupos tradicionais, especialmente os mais ameaçados, passem a ser vistos como centro de atividades governamentais e de ações de proteção.

Público Alvo

INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, COMUNIDADES DE FECHO/FUNDO DE PASTO, RIBEIRINHOS, GERAIZEIROS, PESCADORES, VAZANTEIROS, RETIREIROS DO ARAGUAIA, APANHADORES DE SEMPRE-VIVAS, QUEBRADEIRAS DE COCO, AGRICULTORES FAMILIARES E OUTROS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

Local da Implementação da Solução

NACIONAL

Abrangência

Nacional

Parceiros

INSTITUTO SOCIEDADE POPULAÇÃO E NATUREZA (ISPN) REDE CERRADO INSTITUTO CERRADOS

Período de Desenvolvimento da Solução

INICIO: 2020

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Brasil

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Até dez/2021 91 comunidades de territórios tradicionais cadastradas e outras 20 estão em processo de cadastramento; 490 mil hectares de territórios mapeados; Grande diversidade de uso do território locais 1.039 mapeados; 35% dos conflitos mapeados são referentes a e 13% referentes a conflitos por terra invasão do território Integração com a plataforma de territórios tradicionais do ministério público federal (mpf) junto ao conselho nacional dos povos e comunidades tradicionais; Publicação do guia de formalização de territórios tradicionais: caminhos para o reconhecimento de comunidades tradicionais, que reúne importantes informações sobre possíveis caminhos para processos de formalização de pedidos para reconhecimento territorial de comunidades tradicionais, buscando assim contribuir com o protagonismo e as lutas das comunidades pela conquista e garantia de seus direitos.

Status atual da solução

Em aplicação

A Solução possui financiamento? Quais?

CLIMATE AND LAND USE ALLIANCE (CLUA) GOOD ENERGIES FOUNDATION

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
Promove a resolução pacífica de conflitos? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

Galeria de Fotos

TÔ NO MAPA
Solução Social
TÔ NO MAPA
Solução Social