Solução Social

METODOLOGIA SOCIAL PARA HABITAÇÃO POPULAR - APLICADA NAS ALDEIAS INDÍGENAS PATAXÓS - MINTEGRA

Localização

Rua Alceu Amoroso Lima nº 470 sala 315 - Caminho das Arvores - Salvador/BA - Porto Seguro/BA / BA

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

A metodologia social MINTEGRA, aplicada na comunidade indígena de Aldeia Velha, Porto Seguro-Ba, promoveu, além da melhoria imediata das condições de habitabilidade, a qualificação gradativa e continuada dos benenficiários na construção civil, com a formação profissional de pedreiros. A alternativa proposta para a solução de Habitação de Interesse Social surgiu de uma agenda pactuada entre as três esferas de governo e a sociedade civil, tendo como entidade executora a Oscip GRIN9. OBJETIVO GERAL: Melhorar as condições de habitabilidade utilizando a metodologia participativa MINTEGRA, tal como o uso de técnicas e materiais característicos das comunidades, assistência técnica adequada e capacitação em construção civil como conteúdos propulsores da geração de renda.

Público Alvo

Lideranças Comunitárias; Organização não Governamental; Povos indígenas.

Local da Implementação da Solução

Porto Seguro/BA

Abrangência

Local

Parceiros

Governo do Estado da Bahia

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

As comunidades pataxós têm um deficit habitacional e de geração de renda que é reforçado pelo histórico de impactos antropológicos e dificuldade de adaptação à cultura civilizatória.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Construção de 142 unidades habitacionais populares e geração de renda para 142 famílias que foram capacitadas e passaram a atuar como pedreiros e ajudantes de pedreiro na construção da sua própria casa e no mutirão. Considerou-se junto aos indígenas as suas percepções sobre a moradia, seu uso e os impactos socioprofissionais na aldeia, após execução da metodologia social MINTEGRA. Utilizou-se como um dos métodos de pesquisa o questionário, aplicado a 61 beneficiários de Aldeia Velha ao final do Projeto. Sobre as mudanças sociais, atitudinais e comunitárias, na dimensão mudanças nos aspectos sociais 42,6% acham que foi ótimo para a aldeia. 39,3% consideram que foi bom, seguidos de 16,3% que avaliam como regular. As mudanças na imagem que a aldeia agora possui para os indígenas, 67,2% acha que é uma boa imagem. 16,3% vêem como uma ótima imagem. Sobre a participação dos beneficiários no mutirão de construção das casas, 34,4% acham que houve uma boa participação; 22,9% acredita que a participação no mutirão foi regular e; 4,9% veem como uma ótima participação. Sobre a cooperação existente entre os beneficiários, 40,9% acredita que se tratou de uma boa cooperação. Dezenove entrevistados avaliam a cooperação entre os indígenas como regular (31,1%) e três viram como uma ótima cooperação. Sobre a comunicação interna durante a execução do projeto esta foi considerada como boa para 60,6% da amostra. 19,6% pontua que se tratou de uma comunicação regular e 6,5% a caracteriza como ótima. Avaliando o fortalecimento dos vínculos familiares durante o projeto, 62,2% acham que houve um bom fortalecimento, 29,5% acha que foi um ótimo fortalecimento e 8,11% acredita que foi regular. Quanto ao fortalecimento dos vínculos comunitários, 52,4% acredita que houve um bom fortalecimento entre os parentes (trinta e dois participantes). Dezoito participantes veem como um fortalecimento regular de vínculos comunitários (29,5%) e três acham que foi ótimo, representando 4,9%. O momento posterior do questionário intentou compreender a aplicação do conhecimento proporcionado pelo curso aos participantes na vida prática. 51,6% dos participantes afirma que já atuou como pedreiro após o curso, dos quais 32 atuam sempre. Pelos resultados alcançados, se considerou a metodologia MINTEGRA como exitosa na sua aplicação em Aldeia Velha.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

N/A

A Solução possui financiamento? Quais?

Governo do Estado da Bahia com o financiamento dos materiais de construção e mão de obra para a construção; GRIN9 financiou a Metodologia Social.

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

O modelo foi adaptado no ano de 2010 para dar suporte à Habitação Popular nas comunidades indígenas, Foram produzidos vários vídeos e manuais sobre esta metodologia aplicada às intervenções físicas de saneamento.

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -