Solução Social

LIXO E TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Localização

Rua Dr Moura Fé, 929 - São Vicente - Crateús/CE - Crateús/CE / CE

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

Implantação de sistema de gestão integrada de resíduos sólidos em comunidades rurais de Crateús/CE através da coleta seletiva, compostagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos gerando renda e incremento na qualidade do ambiente e de vida dos beneficiários.

Público Alvo

Agricultores Familiares População em geral

Local da Implementação da Solução

Crateús/CE

Abrangência

Local

Parceiros

Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental ; Prefeitura Municipal de Crateús - Secretaria de Meio Ambiente ; Associação de Catadores de Crateús– Recicratiú .

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Em Crateús, no Ceará, as comunidades rurais do entorno da Reserva Natural Serra das Almas não tinham local adequado para destinação de seus resíduos e não havia coleta pública e esse é um problema recorrente relatado pelos moradores.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

O principal resultado desta tecnologia foi a instalação do primeiro Sistema de Gestão de Resíduos Sólidos na zona rural do município de Crateús, beneficiando diretamente 2.000 pessoas das comunidades rurais. Indiretamente, a repercussão dessa ação atinge todo o município de Crateús por conta da melhoria da qualidade do ambiente, favorecendo seus 72 mil habitantes. Esta iniciativa é inédita na região e o modelo integrado de gestão poderá servir de exemplo para replicação em outros municípios do Estado do Ceará que tem a mesma realidade. Desde o início da implantação da tecnologia já foram recicladas aproximadamente 14 toneladas de resíduos sólidos. Por mês, são retiradas cerca de 2 toneladas de resíduos das comunidades rurais para serem recicladas e reintroduzidas na cadeia produtiva comercial o que representa um incremento de 17% no volume de material que era coletado mensalmente pela Associação de Catadores de Crateús – Recicratiú. Em consequência, são beneficiados 12 associados, que são responsáveis pela realização das tarefas de coleta e triagem do material. Através da disseminação de técnicas de compostagem, 75 pessoas passaram a produzir compostos orgânicos, que são utilizados no cultivo de seus alimentos. Com a produção do composto, os agricultores ampliaram e diversificaram a produção, incluindo hortas e mandalas, que são enriquecidas por esse produto e tem o seu excedente comercializado. O excedente do composto orgânico que não é utilizado no cultivo também é comercializado entre os produtores juntamente com os alimentos, configurando-se como uma fonte de renda sustentável para os agricultores. Até o hoje, foram arrecadados 2.600 reais com a venda do composto orgânico. No semiárido, o aproveitamento de resíduos orgânicos pela compostagem é um processo chave para manutenção e conservação da fertilidade dos solos, sendo uma alternativa viável e de baixo impacto se comparada a agricultura familiar tradicional. Com a mobilização social e ações de educação ambiental foram atingidas diretamente 491 pessoas, que participaram 15 oficinas e capacitações. As pessoas que antes não tinham solução para a questão do lixo, hoje podem reutilizá-los de forma adequada com o mínimo de impacto e possibilitando a geração de renda. Esse modelo integrado e participativo de gestão de resíduos está sendo disseminado e pretende ser ampliado para outras comunidades do município de Crateús.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

N/A

A Solução possui financiamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

N/A

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -