Solução Social

HORA DE PLANTAR - Distribuição de Sementes de Alta Qualidade para Agricultores Familiares do Ceará

Temas Relacionados

Localização

AVENIDA BEZERRA DE MENEZES, 1820 - BAIRRO ANTÔNIO BEZERRA - FORTALEZA / CE

Áreas de Atuação

Pecuária, fitotecnia, extensão rural, irrigação, sociologia rural, desenvolvimento sustentável, inclusão social, biodiversidade.

Resumo

A distribuição de sementes e mudas pelo Hora de Plantar aos agricultores(as) familiares tem contribuído, ao longo dos seus 32 anos de existência, com incrementos da produtividade e do aumento de suas rendas e garantia de segurança alimentar. Além disso, o Projeto também tem contribuído para mitigar os efeitos da desertificação e para aumentar o sequestro de gás carbônico, por meio da distribuição de plantas nativas, raquetes de palma forrageira e cajueiro anão precoce. Estas duas últimas culturas podem absorver até 30 ton/CO2/ha/ano. Os principais objetivos do "Hora de Plantar" são o fortalecimento da agricultura familiar; a inclusão social; e a convivência com o semiárido; utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético, que propiciam o aumento da produtividade das culturas e melhoram o nível de renda dos(as) beneficiários(as). Os objetivos específicos são: substituir o plantio de grãos por sementes e mudas de alta qualidade; capacitar agricultores para produção de sementes/mudas; apoiar e incentivar o florestamento e reflorestamento através da distribuição de espécies vegetais nativas, em várias regiões do Estado; Incentivar o plantio de espécies frutíferas; contribuir para a implantação de áreas de reserva alimentar estratégica para os rebanhos bovinos, ovinos e caprinos, por intermédio do plantio de sorgo forrageiro, mandioca e palma forrageira.

Público Alvo

São atendidos entre 140.000-150.000 agricultores familiares em 182 municípios cearenses.

Local da Implementação da Solução

Cento oitenta e dois Municípios do Estado do Ceará

Abrangência

Estadual

Parceiros

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE, Instituto Agropolos do Ceará, Secretarias de Agriculturas Municipais, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Estado do Ceará – FETRAECE e seus sindicatos.

Período de Desenvolvimento da Solução

O ano todo, incluindo o planejamento das ações operacionais e administrativas, com maior atuação entre dezembro e março.

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Necessidade de capacitação de técnicos e agricultores em produção de sementes mais adaptadas ao semiárido, a participação dos movimentos sociais e o apoio governamental.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Este projeto tem 32 anos de existência, portanto a sua longevidade atesta sua consolidação , sua necessidade e acolhida pelos agricultores familiares, caracterizando-se como uma política pública ou de estado e não como política de governo. Ano a ano, tem crescido a quantidade de agricultores(as) que procuram se cadastrar no Projeto, além do aumento na demanda pelos insumos distribuídos. Procura-se ter a inclusão de agricultores como produtores registrados no MAPA/RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas ) como produtores de sementes/mudas e não apenas como beneficiários que recebem as sementes, além de áreas florestadas e reflorestadas.

Status atual da solução

Concluído

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

NÃO

A Solução possui financiamento? Quais?

RECURSOS ESTADUAIS DO FUNDO ESTADUAL DO COMBATE À POBREZA-FECOP

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Sim. O projeto distribuía no inicio apenas feijão caupi e milho. Hoje, distribui várias espécies e atende um maior número de agricultores. Espera-se atender um maior número a cada ano.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

Sim. Vários Estados, até mesmos outros países tem nos procurado para implantar projetos semelhantes.

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
Promove a resolução pacífica de conflitos? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -