Cisternas para captação, manejo e utilização de água para produção de alimentos saudáveis

Nome da Organização

ESPLAR - Centro de Pesquisa e Assessoria

Autor

Andréa Sousa Lima

Localização

Rua Princesa Isabel, nº 1978 - Bairro: Benfica - CEP: 60015-035 - Fortaleza / CE

Áreas de Atuação

Agricultura Familiar; Gênero, na perspectiva feminista; Agroecologia; Água e qualidade de vida; Consórcios agroecológicos; Educação do Campo; Quintais Produtivos; Sementes Crioulas; Soberania e Segurança Alimentar; Algodão Agroecológico

Resumo

A cisterna de placa para captação de água para produção é uma das estratégias de convivência com o semiárido, proposta no Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) desenvolvido em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA). As cisternas-calçadão e cisternas-enxurrada são reservatórios cilíndricos construídos com capacidade para armazenamento de 52.000 mil litros de água, utilizadas nos sistemas de produção de alimentos no entorno das casas, quintais produtivos, cultivo de hortaliças e fruteiras, plantas medicinais e criação de pequenos animais. Além da construção de tecnologias sociais de captação de água (cisternas, barragens, barreiros-trincheira, tanques de pedra) também compõem o programa: intercâmbios de experiências entre agricultoras/es, cursos de Gestão da Água para Produção de Alimentos (GAPA), Sistemas Simplificados de Manejo da Água (SISMA) e sistematizações de experiências nos agroecossistemas familiares. Em parceria com a ASA, FCVSA e organizações do semiárido, o Esplar desde 2001 desenvolve ações para implementação de tecnologias de acesso à água apropriada para consumo humano e para produção nas unidades familiares e escolas em áreas rurais.

Público Alvo

Agricultoras e agricultores familiares e escolas rurais

Local da Implementação da Solução

Municípios da região metropolitana de Fortaleza

Abrangência

Estadual

Parceiros

Sim. Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA)

Período de Desenvolvimento da Solução

1 ano

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Produção agroecológica de alimentos saudáveis, organização em redes e fóruns, promoção da saúde e organização comunitária

Quais os principais resultados observados (até agora)?

O programa promove a descentralização da água, é constituído por ação em rede da ASA e Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), composto de várias atividades que fortalecem processos participativos de desenvolvimento rural. O armazenamento de água para produção nas cisternas e demais tecnologias de convivência tem possibilitado a melhoria da qualidade de vida da população, preserva o meio ambiente, melhora e amplia a produção de alimentos saudáveis, preserva as sementes e vida do solo, estimula a produção agroecológica nos agroecossistemas familiares. As experiências de captação de água de chuva por meio das tecnologias sociais são desenvolvidas em diversas comunidades rurais, ampliando quintais produtivos e incentivando a produção desenvolvida por mulheres agricultoras, reconhecidas como gestoras dos recursos hídricos nas comunidades rurais e possibilita às famílias mobilizadas a busca pela sua soberania e segurança alimentar e nutricional.

Status atual da solução

Concluído

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Não.

A Solução possui financiamento? Quais?

Sim. Organizações públicas.

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Sim. Mobilização social (comunidades, fóruns e redes), produção agroecológica, gestão da água para produção, utilização de plantas medicinais e alimentos saudáveis para promoção da saúde e segurança alimentar.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

Sim. A partir das estratégias de mobilização comunitária em rede e fóruns; nas tecnologias sociais de captação de água e de produção (canteiros econômicos, compostagem, produção de sementes crioulas); modelo de auto organização das mulheres.

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
Promove a resolução pacífica de conflitos? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

Galeria de Fotos