Solução Social

BANCO COMUNITÁRIO MUIRAQUITÃ

Temas Relacionados

Localização

Travessa Vitória Régia 223 - Amparo - Santarém/PA - Santarém/PA / PA

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

Gestão de resíduos sólidos e inclusão digital - Banco comunitário e moeda social Muiraquitã, que circula nos bairros de Santarém. Criado pelo Coletivo Puraqué, financia microempreendimentos colaborativos, promove consórcios solidários de equipamentos eletrônicos, além de possibilitar a troca de produtos e serviços entre a comunidade.

Público Alvo

Adolescentes Adulto Alunos do ensino médio

Local da Implementação da Solução

Santarém/PA

Abrangência

Local

Parceiros

Casa Brasil de Santarém - Núcleo de Informática Educativa - Pontão de Cultura Digital do Tapajós - Ponto de Cultura AMOBAM - Gaia Digital - Málaga Eventos

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Com a implementação do Banco Comunitário, que desencadeou e fortaleceu diversas iniciativas de cultura digital e cidadania, obtivemos uma queda significativa na redução da quantidade de lixo nas ruas.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Com a implementação do Banco Comunitário, que desencadeou e fortaleceu diversas iniciativas de cultura digital e cidadania, obtivemos uma queda significativa na redução da quantidade de lixo nas ruas. Com a conscientização gerada pelas discussões sobre reciclagem, metareciclagem e meio ambiente a população incorporou o espírito coletivo de colaboração e preservação do espaço em que todos vivem. Já foram recicladas cerca de dez toneladas de lixo. Com a troca da moeda por resíduos sólidos, além da população cuidar do seu bairro mantendo-o sempre limpo, ela ganha benefícios com a comercialização da Muiraquitã. Com a circulação da moeda várias atividades de cultura digital puderam ser viabilizadas. Foram realizadas cinco palestras de coleta seletiva nos bairros onde a Muiraquitã é utilizada e dez encontros de conhecimentos livres que promovem oficinas, debates e rodas de conversa sobre software livre, ética hacker e negócios inovadores em vários municípios da Amazônia, nos estados do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Manaus e Pará. Nos cursos de informática básica e inclusão digital, promovidos dentro da Casa Puraqué, foram atendidas mais de 1.200 pessoas, a maioria jovens. A moeda social possibilitou ao Puraqué, a realização de várias oficinas de metareciclagem e cultura digital, além de consultorias em diversas prefeituras do Pará, onde foram gerados cerca de M$ 32.000,00, o que resultou no fortalecimento das ações de inclusão e cidadania na região, tornando Santarém e o Coletivo Puraqué, referência em Cultura Digital.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

N/A

A Solução possui financiamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

N/A

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

Galeria de Fotos