Solução Social

ÁGUA SUSTENTÁVEL: GESTÃO DOMÉSTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

Localização

DF 250, Km 08, Ch. Santa Rita - Sobradinho dos Melos - Brasília/DF - Brasília/DF / DF

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

Tecnologia integrada que visa a conservação dos recursos hídricos por meio de soluções locais e ecoeficientes. Os elementos implantados são planejados de forma a solucionar três necessidades fundamentais das habitações humanas: o abastecimento de água e de alimentos e o saneamento.

Público Alvo

Agricultores Familiares

Local da Implementação da Solução

Brasília/DF

Abrangência

Local

Parceiros

Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Inclusão Social – MCT/SECIS Patrocinadora Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal – CAESB/FUNATURA/EMAETER/DF/IBRAM

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Com o observado aumento sistemático da população do Distrito Federal, pode-se esperar o agravamento da situação de estresse hídrico, dada a atual taxa de utilização da capacidade total de abastecimento dos sistemas produtores de água da região de 67,67%.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Já foram construídas pelo IPOEMA 25 sistemas de eco saneamento e captação de água da chuva, evitando a contaminação direta de cerca de 160 mil litros de água por ano e armazenando em torno de um milhão de litros de água da chuva. Os resultados alcançados podem ser avaliados localmente e sob um espectro de difusão do conhecimento aplicado, uma vez que, em sua maioria, a tecnologia foi implantada em áreas públicas, escolas de permacultura e sedes de associações e assentamentos rurais. Localmente, cada unidade: - Pode armazenar de dez a cem mil litros de água potável coletada do telhado das edificações e que pode ser consumida durante os períodos de estiagem para cozinhar e até para o consumo direto, uma vez que se trata de água precipitada (destilada) e armazenada em tanques hermeticamente fechados; - A bacia de evapotranspiração cria dois metros quadrados de superfície cultivada com plantas necessárias para tratar o esgoto de uma pessoa e servem de alimento. Além disso, são utilizados na construção do sistema pneus velhos e entulho de obras, contribuindo com a reutilização de materiais; - O círculo de bananeira trata a água cinza, contaminada apenas por detergentes, gorduras e resíduos orgânicos vindos dos chuveiros, pias de cozinha e tanques, por meio das raízes das plantas e de um berço de matéria orgânica. Criando assim um ambiente constantemente fertilizado e irrigado, com condições ecológicas extremamente favoráveis para produção de grãos, tubérculos, frutas, plantas medicinais, flores, madeira e etc. As técnicas que compõem a gestão doméstica de recursos hídricos foram implantadas, em sua maioria, através de projetos socioambientais que beneficiaram comunidades rurais e urbanas, associações civis, escolas públicas e população em geral. Nestes projetos, a construção da infraestrutura e o plantio das áreas sempre foram aliados à processos pedagógicos de aprendizagem ativa, ou seja, por meio de aulas teóricas e práticas em oficinas e cursos. Alguns desses sistemas foram locados em unidades demonstrativas de Permacultura em parques e escolas públicas, beneficiando indiretamente cerca de 3.000 pessoas que entraram em contato com a tecnologia durante os projetos. Nas três Estações permaculturais do IPOEMA, onde tais sistemas já funcionam a mais de cinco anos, cerca de 1.500 visitantes ao ano entram em contato com uma tecnologia aplicada a contextos reais, de famílias vivendo e solucionando de forma sustentável os problemas do cotidiano.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

N/A

A Solução possui financiamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

N/A

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -