Solução Social

AGRICULTURA URBANA E A REVOLUÇÃO DOS BALDINHOS

Localização

Rua Tenente Setúbal, 93 - São Benedito - Vitória/ES - Vitória / ES

Áreas de Atuação

N/A

Resumo

A "Revolução dos Baldinhos" é um projeto sócio-ambiental de agricultura urbana e gestão comunitária de resíduos orgânicos. É a sensibilização para coleta e transformação dos resíduos em adubo pelo processo de compostagem. É realizado pelos jovens da comunidade para melhoria da saúde das famílias.

Público Alvo

Lideranças Comunitárias Famílias de baixa renda

Local da Implementação da Solução

Florianópolis/SC

Abrangência

Local

Parceiros

Creche Chico Mendes; Creche Mateus de Barros; Centros de Educação Continuada Chico Mendes e Novo Horizonte; Escola América Dutra Machado; Casa Chico Mendes; Cooperaçòes Internacionais (IAF, Misereor) e outros.

Período de Desenvolvimento da Solução

N/A

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Essa ideia surgiu para solucionar um problema grave de infestação de ratos e seus agravos, como problemas de doenças e até a morte de pessoas.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Os benefícios e impactos deste projeto acontecem localmente e globalmente. Localmente, são beneficiadas diretamente 100 famílias com a coleta dos resíduos orgânicos, aproximadamente 500 pessoas, quatro unidades escolares (escolas e creches), aproximadamente 600 pessoas entre crianças e educadores, quatro instituições do bairro que atendem crianças, com aproximadamente 500 pessoas. Somados, serão em torno de 1600 pessoas beneficiadas diretamente. Os impactos estão na diminuição dos ratos com a coleta do resíduo orgânico e a posterior produção de adubo. Mais ou menos 300 toneladas de resíduos orgânicos já foram transformados em adubo, produzindo alimentos orgânicos, plantas medicinais e ornamentais, usado como base para as hortas escolares e quintais das famílias. Indiretamente, todo o bairro Monte Cristo, com seus quase 30 mil habitantes, foi beneficiado. Globalmente, o projeto agrega enquanto experiência de gerenciamento comunitário de resíduos e contribui para a reutilização do lixo orgânico. Esse modelo de gestão de resíduos está sendo repassado, por exemplo, à prefeitura municipal de Florianópolis, com o intuito de ampliá-lo para outras comunidades e até mesmo para todo o município. Foram instalados 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para serem coletados mensalmente 10 toneladas de resíduos orgânicos, que serão transformados em três toneladas de adubo orgânico. Eles suprem a necessidade de 25 quintais, quatro hortas escolares e um espaço comunitário. Foram empregados quatro jovens que eram infratores, e agora trabalham na sensibilização da comunidade e no processo de compostagem e plantio das hortas. Nesse sentido, cabe ressaltar que esse trabalho de gestão comunitária de resíduos traz como resultado a melhora da autoestima do lugar também, além da melhora na saúde e segurança alimentar.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

N/A

A Solução possui financiamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

N/A

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

N/A

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -