Solução de Serviço

Relatório Gerencial, Quadrimestral de Custos - RGQC

Localização

Setor de Rádio e TV Norte - Quadra 701 - PO700 - Brasília / DF

Áreas de Atuação

Saúde (gestão)

Resumo

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal aderiu ao PNGC desde o princípio da formulação do programa, e teve algumas de suas unidades hospitalares como unidades piloto para implantação do programa. Desde então, a SES-DF avançou na implantação da gestão de custos em suas unidades, e atualmente possui aproximadamente 200 unidades de saúde, entre hospitais, unidades básicas de saúde, policlínicas, com o custo apurado no sistema de apuração de custos do Ministério da Saúde – o APURASUS. Apesar do avanço na quantidade de unidades de saúde com custo apurado, ainda era necessário que os gestores destas unidades se apropriassem das informações de custos produzidas e a utilizassem como uma ferramenta estratégica de gestão, que o apoie na tomada decisões. Diante dessa necessidade, a Diretoria de Gestão Regionalizada, por meio da sua Gerência de Custos Regionais, desenvolveu um dispositivo que facilitasse a divulgação das informações de custos para os gestores das unidades de saúde – o Relatório Gerencial Quadrimestral de Custos, possibilitando o acompanhamento dos dados de custos e a avaliação de necessidade de intervenções em seus processos de trabalho para a melhor eficiência de suas atividades. O relatório é produzido quadrimestralmente, e demonstra os principais custos do último quadrimestre. Em formato sintético, possibilita a visualização dos custos da unidade de saúde com pessoal, consumo de materiais médico-hospitalares, medicamentos, serviços de alimentação, limpeza, despesas com consumo de água, energia, entre outros. Também é demonstrado no relatório o custo médio dos principais serviços da unidade de saúde. Por exemplo, nos hospitais é possível acompanhar o custo médio de uma cirurgia, da diária de internação, de um atendimento no pronto-socorro. Tais informações são acompanhadas de análise dos responsáveis locais pela alimentação das informações de custos na unidade de saúde – os núcleos de gestão de custos. Assim, o RGQC possibilita que os gestores tenham maior proximidade com as informações de custos, e o utilize como ferramenta para a tomada de decisão no seu dia a dia de trabalho.

Público Alvo

Gestores, servidores, controle social

Local da Implementação da Solução

SES-DF, nos processos de gestão de custos

Abrangência

Estadual

Parceiros

Grupo de Trabalho de Custos e Gerência de Custos Regionais - GEC/DGR

Período de Desenvolvimento da Solução

Ago/2021 a nov/2021

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Brasil

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Desenvolvimento da análise crítica, dos Núcleos de Gestão de Custos - NGCs, sobre os dados produzidos e a viabilidade de propor melhorias nos processos de trabalhos. Possibilita que os gestores locais tenham maior proximidade com as informações de custos, e o utilize como ferramenta para a tomada de decisão no seu dia a dia de trabalho. Cabe enfatizar, que o relatório pode ser entendido como um diagnóstico prévio, que permite identificar distorções na produção e/ou nos custos, para que possa corrigir possíveis erros no processamento dos dados.

Status atual da solução

Concluído

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Dificuldade de obter dados que não constam em sistemas, e processamento dos dados para viabilizar a tempestividade das informações.

A Solução possui financiamento? Quais?

Não

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Sim, figurar na agenda estratégica da gestão, contribuindo para o processo decisório e promovendo discussões para melhoria do processo de trabalho e otimização do uso racional dos recursos.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

Sim, pode ser replicado para todas as unidades com custo implantado, considerando a metodologia de custeio adotado (absorção).

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

Galeria de Fotos