Solução de Serviço

Quality Saúde - Plataforma Web para Avaliação Sistêmica de Serviços de Saúde pelos Usuários

Temas Relacionados

Localização

Av Padre Antonio Tomas, 3655 - Apto 2001 B. Aldeota - Fortaleza / CE

Áreas de Atuação

Inovação em Governança de Saúde

Resumo

A partir de uma escala validada internacionalmente, por transliteração de conhecimento junto a 195 especialistas do SUS de vários estados do Brasil executou-se a tradução cultural para o contexto do SUS visando estruturar a escala QualitySaude. Após a aplicação junto a 2.547 usuários foram executadas as análises de confiabilidade e validade (Correlação e Análise Fatorial Exploratória) dos resultados obtidos no Eusébio e em mais três municípios circunvizinhos, inclusive quanto as cargas fatoriais sobre uma variável latente Qualidade Global Percebida e construção e validação de um modelo final através de questões pertinentes ao SUS, em um instrumento de avaliação de qualidade percebida (satisfação e adequação ao uso). Foi realizada a estruturação de telas com questões-cenários de padronização das questões consolidadas da escala QualitySaude, visando permitir a iteração com usuários e profissionais de forma amigável por plataforma web, inclusive quanto aspectos educativos e de capacitação do próprio trabalhador em saúde. A plataforma web mostrou-se de simples utilização e rápida aplicação e após testada no uso em Serviços de Saúde está em plana aplicação em 100% das unidades de saúde públicas do Eusébio. A experiência está na fase final dos prêmios Inovação em Serviços Públicos (ENAP) e InovaSUS 2019 (MS).

Público Alvo

Usuários de unidades de saúde

Local da Implementação da Solução

Rede de saúde do Eusébio

Abrangência

Regional

Parceiros

Sim. Omnimaster ME-Ltda

Período de Desenvolvimento da Solução

15 meses

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Tese de PhD na Universidade de Coimbra

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Superou-se a situação anterior de ausência de medição da qualidade dos serviços prestados aos usuários (vídeos anexos de aplicação com usuários de Eusébio). Mesmo quando se avalia, mas sem respaldo científico validado, o que é feito resulta apenas numa simples pesquisa de opinião, que não guarda relação alguma com o direcionamento de melhoria dos serviços prestados, a falta de método científico capaz de suportar a melhoria contínua dos serviços prestados acaba por gerar gastos inúteis, reduzindo assim a eficiência na alocação dos recursos orçamentários/financeiros. Hoje a Secretaria de Saúde de Eusébio dispõe dos dados agrupados em vários gráficos e informações estruturadas conforme a figura 1 anexa (Fig1_IQS_DashbCEEUS14QPerc_GrafAaKFiltroEtpFasePeriodMunReg_Jun17) e utiliza esse como um insumo para o planejamento de melhoria de seus serviços, implicando que a Voz do Cliente é o insumo central na melhoria estruturada da qualidade dos serviços prestados; Oferta-se dados gráficos e numéricos sobre: a) Gap entre expectativas e percepções da experiência com o serviço prestado em cada estabelecimento e categorias de análise b) Estabelecimento e Categorias de análise c) Estabelecimento e Subdimensões de avaliação e) Notas de cada instituição mantenedora f) Gráfico de avaliação da percepção da qualidade por nível de complexidade g) Notas de cada Município, Nível de Atenção e Macrorregião h) Notas de cada Distrito/Microrregional, Nível de Atenção e Macrorregião i) Notas de cada Macrorregião, Nível de Atenção e Estado k) Notas de cada Macrorregião, Nível de Atenção e Estado. Excelente custo-efetividade comprovado: Demonstrou-se com a execução deste projeto, com mão de obra de servidores da saúde e financiamento único do projeto de pesquisa que gerou os resultados aqui descritos e a tese de doutorado do servidor que conduziu o projeto, que a prática em si é inovadora, eficiente em custos e plenamente sustentável, voltada para resultados na percepção do usuário. Assegura-se assim, adoção da Visão Outside-In para melhoria dos serviços de saúde com foco nas pessoas: O envolvimento dos trabalhadores das equipes profissionais na validação do questionário e a aplicação para a medição da percepção do usuário à Gestão do Trabalho nos serviços da Secretaria de Saúde de Eusébio é o valor que mais se destaca na presente intervenção do SUS. Dessa forma orienta-se a Gestão do Trabalho para resultados e desfechos (PROM - Patient Related Outcomes Measure, do inglês), o que é a principal inovação radical na Gestão do Trabalho e na prestação de serviços em saúde que se almeja implantar nas Secretarias de Saúde que replicarem a adoção desta iniciativa em suas rotinas. A plataforma virtual, em uso pleno nas unidades de saúde do Eusébio permite aplicação on-line ou presencial, com o uso de tablets ou smartphones pelo próprio pessoal da Secretaria, contendo questões-cenários, solicitando aos entrevistados ponderações e procedendo uma análise de percentuais de notas atribuídas comparativa entre unidades de saúde da amostra. Além disso, permite a captação da percepção do usuário como parâmetro central de melhoria da qualidade dos serviços e base para a discussão da equipe de trabalho sobre as melhorias necessárias em Gestão e Governança de cada unidade de saúde, pela priorização de 13 eixos de ação e gestão operacionais medidos através da plataforma on-line. A percepção da qualidade dos usuários é captada através de uma ferramenta on-line responsiva, que pode ser acessada tanto em totens nas unidades de atendimento, como também em qualquer dispositivo, como smartphones, tablets ou computadores. O Método inovador em serviços de saúde planeja serviços de saúde com base científica de adaptação de escala internacional (Servqual), estatisticamente validada, capta a percepção do usuário como parâmetro central de melhoria da qualidade dos serviços e serve de base para a discussão da equipe de trabalho sobre as melhorias necessárias em Gestão do Trabalho. Estruturou-se um aplicativo online (BI) através de versão gratuita (Qlickview) de geração de gráfico a partir das respostas dos usuários para permitir a interação em tempo real dos gestores com a força de trabalho para análise dos itens avaliados pelos usuários, inclusive com comparabilidade entre os diversos fatores de qualidade de cada unidade. Foi trilhado um caminho para o sucesso da replicação da iniciativa: O envolvimento de especialistas e profissionais na tradução, adequação e validação dos itens de avaliação de qualidade, agregou legitimidade na utilização dos instrumentos construídos e aceitação dos resultados obtidos pela amostra de usuários. A Secretaria da Saúde do Ceará está avaliando a viabilidade de extensão da experiência em projetos pilotos aplicados às macros regionais de saúde, através do projeto Avaliação da Qualidade do atendimento das Unidades de Saúde do Estado do Ceará, pela experiência de uso e atendimento de usuários de serviços de saúde. que projeta alcançar Atualmente busca-se escalonar essa solução para as demais instituições da administração pública, o reconhecimento do Prêmio InovaSUS em Gestão do Trabalho certamente será uma excelente vitrine para expandir os horizontes e estabelecer novas parcerias, ampliando o potencial de retornos positivos para a Administração Pública brasileira. Um dos potenciais do uso é a utilização para a tomada de decisão dos gestores que terão em mãos informações estatisticamente validadas, em um mesmo instrumento informatizado, e de simples apreciação. Do ponto de vista de Gestão da Força de Trabalho do SUS e dos aspectos operacionais da gestão de cada unidade de saúde avaliada, é possível enxergar onde especificamente é necessário tomar ações corretivas para melhorar o serviço de saúde, no caso da realidade das unidades de saúde sob a ótica das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Acesso aos serviços de saúde

A Solução possui financiamento? Quais?

Omnimaster ME-Ltda

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Sim

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

Sim

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
Promove a resolução pacífica de conflitos? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -