Solução de Serviço

Paines de Monitoramento e Avaliação de Indicadores Estratégicos

Temas Relacionados

Localização

Administração Central (ADMC) – Edifício PO 700 – (1º e 2º andar) Endereço: Setor de Rádio e TV Norte (SRTVN) – 701 Norte - Brasília / DF

Áreas de Atuação

Saúde Pública

Resumo

Com o advento do Decreto nº 37.515 de 26 de julho de 2016, que prevê o Programa de Gestão Regional da Saúde (PRS), foi implantado ao longo dos anos o Acordo de Gestão Regionalizada (AGR) – pactuado entre as Regiões de Saúde e Unidades de Referência Distrital (URD) com a Administração Central (ADMC), bem como o Acordo de Gestão Local (AGL) – pactuado entre as unidades da Atenção Primária, Secundária e Hospitalar com as Regiões de Saúde. Desde o início, houve a necessidade de implantação de um Sistema para o acompanhamento dos indicadores de Monitoramento e Avaliação (M&A) pactuados, que disponibilizasse a inserção das informações e geração de relatórios e gráficos. Mesmo sem tal sistema, instituiu-se como ferramenta de monitoramento, ainda em 2018, o uso de planilhas em Excel; tal ferramenta apresentava entraves como questões de disponibilização dos dados, possibilidade de erros de entrada, bem como enorme demanda de carga horária dos servidores. Implantamos a ferramenta do Power Bi para otimizar as análises dos dados em apresentações, estudos de avaliação e a otimização do processo de monitoramento e avaliação, com uso de ferramentas de webscrapping para a extração de dados de fontes oficiais. Desse modo, a elaboração de relatórios informativos e apresentações dos resultados foi facilitada, possibilitando uma comunicação em saúde mais eficaz e tomadas de decisões mais assertivas.

Público Alvo

Gestores, servidores

Local da Implementação da Solução

Distrito Federal

Abrangência

Estadual

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Implementação de conhecimento dos servidores por meio de capacitações realizadas e ferramentas utilizadas já na SESDF.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Temos hoje pactuados 294 indicadores, com as 7 Regiões de Saúde, 4 URDS no AGR e 75 indicadores, AGL com 7 Regiões e 1 URD com 377 indicadores monitorados, com análises dos resultados mensais alimentados pelos gestores regionais das URDs. A utilização de ferramentas como o Power BI e o Power Query proporciona uma vantagem significativa ao otimizar o tempo dedicado ao manejo de dados das planilhas e construção de apresentações, otimizando o tempo dos servidores e possibilitando a redução de erros. Já utilizamos também de ferramentas de webscrapping para realizar a extração de dados de fontes oficiais, gerando economia de tempo. Resta a interação, de modo definitivo, por meio de APIs (Application Programming Interface) em um sistema Web para tanto, de modo a otimizar o processo, garantindo confiabilidade, integridade dos dados e rastreabilidade das alterações dos registros no sistema.

Status atual da solução

Elaboração da metodologia

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Ausência de sistema integrado que conte com as funções de repositório de dados e painéis analíticos

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -