Solução de Serviço

Linha de Cuidado para Atenção Integral e Proteção a gravidez precoce no estado do Rio Grande do Sul

Temas Relacionados

Localização

Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600 - Boa Vista - Porto Alegre / RS

Áreas de Atuação

Ensino e Educação

Resumo

Objetivo: Propor dispositivos para a qualificação e ordenamento de ações preventivas e de atenção à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em casos de gravidez precoce e as suas correlações com a violência sexual, sob o modelo de linha de cuidado, no âmbito da rede de saúde no estado do Rio Grande do Sul (RS). A gravidez precoce na adolescência traz impactos profundos na trajetória de vida das adolescentes, sobretudo para aquelas cujas condições não lhes proporciona o devido cuidado e proteção. Foi elaborada uma proposta de linha de cuidado à luz das recomendações de boas práticas de cuidado a adolescentes e jovens sugeridas pelo Ministério da Saúde, da Linha de Cuidado Integral à saúde de adolescentes elaborada pela PEAISA/SES, ainda não implementada no estado, e da literatura especializada no que tange ao eixo de saúde sexual e reprodutiva. Esta proposta foi elaborada A linha é voltada aos serviços e aos profissionais da rede de saúde e abrange a dimensão da assistência à saúde de adolescentes gestantes, vítimas ou não de violência sexual e aponta fluxos e estações do cuidado para atenção integral à gravidez precoce. A gravidez nessa faixa etária precisa ser encarada como um evento “sentinela” para a saúde, com ações efetivas e em tempo oportuno, haja vista as vulnerabilidades e riscos envolvidos, desde as circunstâncias em que foi gerada até seus desfechos, considerando a proteção integral das adolescentes, daquelas que se tornarão mães e de seus filhos. A proposta é constituída por três eixos que apresentam as orientações balizadoras da Linha de Cuidado: matrizes conceitual, assistencial e operacional. A matriz conceitual abarca os pressupostos axiológicos, teóricos e programáticos que norteiam a formulação da proposta em seus fundamentos e diretrizes clínicas. A matriz assistencial representa a matriz conceitual “em movimento”, isto é, sob a forma de um fluxograma, orientando as ações profissionais de acordo com as demandas e situações de saúde implicadas em cada caso. Explicita os vários itinerários, pontos de rede (território, níveis de atenção) de responsabilidade clínico-sanitária da saúde no atendimento de adolescentes de 10-19 anos grávidas e das demais instâncias da rede de proteção. Desenha os percursos necessários ao atendimento às necessidades de saúde das adolescentes nos ciclos gravídico-puerperal e nas situações de violência sexual com os desfechos de seguimento da gravidez ou abortamento legal. Propõe, ainda, instrumento de avaliação e monitoramento dos casos a ser incorporado pelas redes municipais e estadual para o devido acompanhamento dos casos e do fenômeno. A matriz operacional apresenta as etapas necessárias para a implantação e posterior implementação da Linha de Cuidado.

Público Alvo

Meninas adolescentes entre 10-19 anos

Local da Implementação da Solução

A linha de cuidado deverá ser implentada em nivel estadual (RS) nas redes municipais de saúde.

Abrangência

Estadual

Parceiros

Sim. Secretaria Estadual da Saúde

Período de Desenvolvimento da Solução

12 meses

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

A construção da LC se deu atráves de uma parceria entre a universidade (UNISINOS) e a necessidade da Secretaria Estadual de Saúde (gestores) em face a magnitude do fenômeno gravidez precoce no estado e a busca de conhecimento mais profundo quanto as suas

Quais os principais resultados observados (até agora)?

A ferramenta/solução foi apresentada ao gestor estadual e aguarda sua tramitação para futura implantação e implementação.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

A solução esta em fase de implantação e depende do interesse e da articulação do gestor estadual

A Solução possui financiamento? Quais?

Não.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

Sim. O projeto prevê a implemetação da solução em uma fase piloto priorizando municípios com maior prevalência do fenômeno, para após ser replicada nas demais regioes de saúde do estado.

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
A Solução aborda a discriminação de gênero? -
A Solução respeita/inclui direitos de povos indígenas e comunidades locais? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
Promove a resolução pacífica de conflitos? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -