Solução de Serviço

Estações Disseminadoras de Larvcida

Temas Relacionados

Localização

Rua Terezina 476, Adrianópolis - Manaus / AM

Áreas de Atuação

Saúde Pública

Resumo

A Estação Disseminadora de Larvicida é formada por um pote plástico transparente com água para atrair os mosquitos Aedes, recoberto com tecido preto umedecido, no qual é impregnado um larvicida em pó muito fino. Quando um mosquito adulto pousa na superfície da EDL, partículas do larvicida se aderem às pernas e ao corpo do mosquito. Como as fêmeas de Aedes visitam muitos criadouros para colocar poucos ovos em cada um, elas disseminam o larvicida para esses criadouros, que viram armadilhas letais para os mosquitos imaturos. Assim, as EDL’s são um instrumento que facilita a disseminação de larvicida pelos próprios mosquitos, sendo uma tática muito promissora no combate aos mosquitos, visto que algumas espécies de mosquitos Aedes utilizam, frequentemente, criadouros crípticos ou situados em locais inacessíveis, muitas vezes de difícil detecção, inclusive pelos agentes de combate às endemias (ACE). As EDL's podem diminuir gradativamente a infestação de Aedes em áreas de risco para arboviroses ou áreas de difícil acesso e tratamento de focos de proliferação do mosquito. Além disso, identificou-se que a implantação concentrada das EDL’s, nas áreas estratificadas de alto risco para arboviroses (baseadas em indicadores entomológicos, epidemiológicos e sociodemográficos), mostraram resultados mais acelerados e mais contundentes. Por exemplo, esse resultado foi observado quando se instalaram EDL’s nos Pontos Estratégicos (ferro velho, borracharias, cemitérios, entre outros), bem como nos depósitos ao nível do solo, depósitos móveis e/ou descartáveis, os quais são conhecidos pelas dificuldades no tratamento e controle.

Público Alvo

agentes de saúde, estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar no combate aos mosquitos Aedes

Local da Implementação da Solução

14 cidades (12 no Brasil e 2 na Colômbia)

Abrangência

Internacional

Parceiros

Ministério de Saúde, OPAS Brasil, Secretarias de Saúde Estadual e Municipal

Período de Desenvolvimento da Solução

8 anos

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Uma ferrmaneta de fácil

Quais os principais resultados observados (até agora)?

No Brasil, estudos realizados por pesquisadores da Fiocruz Amazônia testaram a disseminação de piriproxifem com sucesso no laboratório e em áreas abertas de extensão reduzida. Nestes estudos, demonstrou-se que a eficácia, ou seja, a disseminação do larvicida pelas fêmeas, é adequada na escala de bairro de uma cidade de 60 mil habitantes. Resultados de ensaios realizados em Manaus e Manacapuru (Amazonas) mostraram uma alta cobertura de criadouros (>94%), com disseminação efetiva até 400m de distância das Estações Disseminadoras de Larvicida (EDL’s) instaladas em campo. Do mesmo modo, produziu-se um importante aumento da mortalidade de mosquitos imaturos (de ~5% para ~95%) e uma redução de 96-98% da emergência de mosquitos adultos em poucas semanas (Abad-Franch et al. 2015; 2017). Além disso, estudos realizados em Brasília mostraram uma redução de 66,3%, na densidade de populações de mosquitos adultos de Aedes (Garcia et al. 2020). Desde 2017 com apoio do Ministério da Saúde, a Organização de Tratado de Cooperação Amazônica e a Organização Panamericana de Saúde, pesquisadores do ILMD/Fiocruz Amazônia testaram a eficiência da implantação e manutenção da estratégia EDL’s em quatro municípios do interior do estado de Amazonas (Borba, Tefé, Parintins e Tabatinga) e em oito municípios de outros estados (Marília-SP, Recife-PE, Natal-RN, Porto Nacional-TO, Belo Horizonte-MG, Goiânia-GO, Fortaleza-CE e Roraima-RR). O objetivo do projeto foi avaliar a operacionalidade da aplicação do instrumento na prática (na escala real dos programas de controle e com os meios e recursos disponíveis nessa escala), em diferentes cenários de cidades e suas paisagens ecológicas. O desafio foi testar, de forma replicada, a eficácia e eficiência do instrumento na escala das grandes cidades, onde a maioria de casos de arboviroses ocorre.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Expansão da estratégia

A Solução possui financiamento? Quais?

Ministério de Saúde

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Estratégia Incluída entre as novas diretrizes nacionais para o controle de arboviroses no país

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

A estratégia tem sido testada em diferentes paisagens urbanas e diferentes alvos dos programas de controle no país

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda problemas de pobreza? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

Galeria de Fotos