Solução de Serviço

Aplicativo NND-Fiscalização Contrato

Localização

St. C Norte Área Especial 24 - Taguatinga, Brasília - DF, 72115-902 - Taguatinga-DF / DF

Áreas de Atuação

Hospitalar

Resumo

A solução foi criada em meio a pandemia do Coronavíros em 2020/2021 no Hospital Regional de Taguatinga-HRT e em 2023 foi implantado no setor de nutrição do Hospital regional da asa Norte - HRAN A problemática versa sobre a melhoria da gestão/fiscalização dos contratos de nutrição hospitalar, incluindo todo processo desde a produção dos alimentos até a entrega da dieta pelo paciente, no qual, havia despedicio de alimentos, descumprimento de normas de higiene e qualidade, excesso de produção de documentos em meio físicos, contato com meios de contaminação do Covid-19, dificuldade de gerar relatórios e aplicar multas contratuais e desperdício de recursos públicos. O objetivo foi criar uma solução via web e um aplicativo para que 50 servidores do setor de nutrição e demais servidores do hospital pudesse registar diariamente e eletronicamente as inconformidades na prestação de serviços de nutrição realizado pela empresa terceirizada, notificação pela nutricionistas e técnicos junto aos pacientes, a fim de subsidiar melhoria nas dietas hospitalares, eficiência administrativa, economia de recursos e controle de qualidade. Como resultados alcançados: Melhoria no controle externo da gestão do contrato de alimentação hospitalar realizado pelo Tribunal de Contas do DF-TCDF, Vigilancia Sanitária do DF-VISADF e Ministério Público-MPDFT. Ou seja, a solução gera indicadores, planilhas, gráficos que subsidia o controle social por tais orgãos, cumpre os princípios da administração publica relacionado a eficiência e publicidade. Desafios: Melhoria e treinamentos constante de servidores e gestões do setor de nutrição; implantação de novos módulos e funcionalidades; avaliação dos pacientes; redução de 70% do uso de papeis e extinção definitiva de mapas de dietas que ainda é realizado em pranchetas e livros fisicos.

Público Alvo

Servidores, pacientes e empresa que presta serviço de nutrição hospitalar

Local da Implementação da Solução

Hospital Regional de Taguatinga-DF

Abrangência

Local

Parceiros

Não

Período de Desenvolvimento da Solução

2020 a 2023

Quais foram as principais influências na construção da Solução?

Humanização do paciente e eficiência administrativa.

Quais os principais resultados observados (até agora)?

Melhoria no controle externo da gestão do contrato de alimentação hospitalar realizado pelo Tribunal de Contas do DF-TCDF, Vigilancia Sanitária do DF-VISADF e Ministério Público-MPDFT. Ou seja, a solução gera indicadores, planilhas, gráficos que subsidia o controle social por tais orgãos, cumpre os princípios da administração publica relacionado a eficiência e publicidade. Resultados alcançados: mais qualidade na alimentação dos pacientes, economia de recursos públicos, melhoria das politicas publicas ligadas a alimentação hospitalar. Humanização no atendimento aos pacientes.

Status atual da solução

Em aplicação

Houve algum obstáculo na concepção/implementação da Solução?

Falta de recursos financeiro e patrocínio. Dificuldade de realizar treinamento constante de servidores, resistência a mudança. Falta de apoio tecnológico: pois os computadores da SES/DF são antigos; resistência da empresa terceirizada;

A Solução possui financiamento? Quais?

Nenhum

A Solução possui potencial de escalonamento? Quais?

Sim. A cada ano que passa as novas unidades de saúde querem implantar a solução.

A Solução possui potencial de replicabilidade? Quais?

A solução poderá ser replicadas para toda de saúde do DF e de outros estados. Porem é necessário viabilidade técnica e recursos.

Como ocorre/ocorreu a divulgação da Solução?

Informações sobre a solução

Pergunta: Sim Não
A Solução aborda o uso sustentável de recursos, as áreas naturais e o conhecimento tradicional? -
A Solução aborda os desafios dos direitos humanos, a justiça social, a equidade para todos os povos? -
O projeto contribui no fortalecimento do trabalho e renda? -
A Solução estabelece rotas de acesso à informação e para consulta pública? -
A metodologia utilizada é inovadora? -
A Solução possui uma sistematização/metodologia/passo a passo? -
Ocorre a troca de informações? -
Formou agentes disseminadores do projeto? -

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